Subaru WRX Forum banner

Como limpar com segurança o compartimento do motor

274K views 82 replies 37 participants last post by  EdZ2  
#1 · (Edited)
Lavo os compartimentos do motor de todos os carros que conduzi nos últimos 25 anos, mais ou menos.

Como comecei? Isso não é realmente mau para o meu carro? Por que me dei ao trabalho?

Eu trabalhava com um sujeito que era seriamente obcecado em manter limpo o seu Thunderbird de 1986 - muito mais do que eu alguma vez fui ou sou atualmente. Ele abriu o capô um dia e eu maravilhei-me com a aparência quase de showroom do compartimento do motor com cerca de 4 anos.

Fiz as mesmas perguntas que muitos de vocês têm sobre molhar os vários componentes e sistemas. O proprietário do carro era bastante talentoso com a maioria das coisas automotivas, especialmente os sistemas elétricos, pois era um técnico profissional de instalação de áudio automotivo com uma loja de áudio de alta qualidade. O sistema de som naquele carro era fenomenal, mesmo para os padrões atuais.

Ele estava bastante confiante de que a água não causaria problemas. Aquele compartimento do motor recebeu uma lavagem com quase todas as lavagens de carro e uma lavagem regular. Eu ainda estava cético. Tentei cuidadosamente sozinho, começando longe da fiação e do alternador, tornando-me gradualmente mais confiante até que todo o compartimento do motor estivesse impecável. Ficou ótimo então e ainda está.

Nunca tive problemas em molhar nenhum item elétrico - nem mesmo um distribuidor. Um compartimento do motor moderno é projetado para ficar um pouco molhado durante o uso normal. Supondo que o compartimento do motor esteja em boas condições, sem defeitos nos sistemas elétricos, ventilação da manivela e admissão, provavelmente também não terá problemas. Isso funciona melhor e é mais fácil quando um carro é novo, pois a sujeira e a oxidação nunca têm a chance de começar. Mesmo um compartimento do motor mais antigo pode ser transformado com um pouco de trabalho extra.

Isto está sendo fornecido apenas como um guia - não posso garantir que você não terá dificuldades.

Lave o compartimento do motor por sua própria conta e risco.

Isto é o que funciona muito bem para mim…

Comece com um motor frio. Um motor quente ou morno fará com que qualquer detergente que você pulverize evapore rapidamente. Deixá-lo repousar e embeber é o que deixa as coisas limpas. Nunca cobri componentes elétricos, mas coloquei um saco plástico sobre filtros de ar cônicos abertos expostos. Obviamente, não borrife líquido diretamente na entrada de ar. Use uma mangueira de jardim com um bico variável para ir de um spray fino a um jato concentrado, dependendo do que você está lavando. Um estilo de punho de pistola de bico é o mais fácil e rápido de usar. Uma mangueira de lavagem de carro de alta pressão está pedindo problemas. O senso comum é necessário aqui.

Este é o bico perfeito, na minha opinião. Revestido de plástico para que seja mais fácil de usar em climas frios e tem uma gola de borracha ao redor da saída para evitar danos se entrar em contato com a pintura. Acabei de comprar isso para substituir o meu velho e gasto.

Image

Eu lavo a parte inferior do capô primeiro. Removi o isolamento de fibra no dia em que trouxe o WRX para casa, como fiz com todos os meus carros anteriores. Pessoalmente, acredito que o isolamento é em grande parte para supressão de som. Ele se torna um ímã de sujeira se for deixado e parece lógico presumir que também promove a absorção de calor. Não observei nenhum efeito relacionado ao calor do motor na pintura externa do capô com quatro carros diferentes.

Lave o capô, os pára-lamas, o pára-brisa e a mangueira do motor, removendo os detritos soltos. Borrife grandes quantidades de Simple Green em força total por toda parte, especialmente nas áreas inacessíveis. Você provavelmente veria bons resultados com Simple Green diluído também. Uso uma garrafa de spray de bico variável do tipo comercial de um quarto em vez daquela em que o Simple Green é vendido - é muito mais fácil e rápido. Lave qualquer excesso de pulverização dos pára-lamas, pois o Simple Green é muito agressivo para superfícies polidas e enceradas. Deixe de molho por ~5 minutos ou mais. Enquanto espero, tenho algumas escovas estranhas que uso para esfregar ao redor onde posso.

Lave completamente todas as áreas (com bom senso) até que todos os vestígios do detergente desapareçam. Algumas áreas podem suportar maior pressão, como o intercooler e ao redor do firewall. Depois que a lavagem do carro/motor for concluída, levo o carro para dar uma volta para aquecer e secar o compartimento do motor. Repito isso talvez quatro vezes por ano - é tudo o que é preciso para manter tudo com aparência de showroom limpo. A cobertura inferior do motor do WRX faz um ótimo trabalho em manter a sujeira fora do compartimento do motor. Meus carros anteriores sem uma cobertura inferior exigiam lavagens mais frequentes para manter as coisas limpas.

Limpeza feliz do compartimento. :)

#3 · (Edited)
#4 ·
04.SPT.WRX said:
Sim ... por que não pensei nisso? Mais imagens no link Pics na minha assinatura ...

Uma imagem de alta resolução (2816 x 2112): http://i106.photobucket.com/albums/m245/04sptwrx/2010/WRX_Misc/cf64dc91.jpg

É melhor visto pessoalmente. :)
Lembre-me de não estacionar ao lado do seu carro no CretinFest 2010; meu compartimento do motor não se parece em nada com isso e me sentiria bastante inferior :sadwave:

A única coisa que faria com que o compartimento do motor ficasse melhor seria um conjunto de amortecedores do capô (além disso, facilitaria a limpeza).

#5 ·
A única coisa que faria com que o compartimento do motor ficasse melhor seria um conjunto de amortecedores do capô (além disso, facilitaria a limpeza).
Eu pensei nisso, mas não tenho certeza de quais seriam os melhores. Os Tein são da cor errada - para qualquer coisa.

Eu me saí bem com um cabo de vassoura velho como um suporte ao trabalhar no lado do turbo do motor.

#12 · (Edited)
A remoção da proteção inferior do motor afeta o desempenho? Disseram-me que permite a entrada de mais ar frio, isso é verdade?
Eu acho que a cobertura inferior do motor ajuda a manter o compartimento do motor limpo. Todos os meus carros anteriores não tinham um e exigiam atenção mais frequente para mantê-los limpos.

Eu presumo que a cobertura melhora o resfriamento enquanto o carro está em movimento. O ar é forçado através do radiador sem qualquer turbulência por baixo. A falta dessa turbulência provavelmente melhora a aerodinâmica, aumentando o desempenho geral.

Eu limpei o meu usando apenas Simple Green e panos, sempre um pouco hesitante em lavá-lo. Com o seu conselho, agora posso limpar todos aqueles lugares de difícil acesso. Obrigado. Qualidade de imagem ruim. Terei que tirar uma mais recente.
Fico feliz que tenha funcionado para você. Um compartimento menos limpo começará a parecer melhor cada vez que você o limpar.

#8 ·
Posso atestar o facto de que o compartimento do motor do Bill é realmente TÃO LIMPO. Eu me sentiria perfeitamente à vontade para comer comida do compartimento do motor dele.

...Espero que ele provavelmente me mate por deixar cair migalhas lá dentro. lol

#11 ·
Eu limpei o meu apenas usando Simple Green e panos, sempre um pouco receoso em molhá-lo com água. Com o seu conselho, agora posso limpar todos aqueles lugares de difícil acesso. Obrigado. Qualidade de imagem ruim. Terei que tirar uma mais recente.

#18 · (Edited)
Retroceder para 02/07/03

Eu esqueci totalmente dessas imagens...

Este é o compartimento do motor que eu tinha então - um Honda Prelude 2000. Mais uma vez, TheJ ficaria orgulhoso de comer nele. Zero oxidação de alumínio - limpo repetidamente com Simple Green original.

Image

Image

#20 ·
you put a VTEC in your Subaru?!?!?
:rolleyes:

Eu realmente amava aquele carro. Muito mais refinado que o WRX, o manuseio OEM era excelente. Capô longo, traseira curta. Eu ainda suspiro agradavelmente quando vejo um.

Dois problemas surgiram:

• Eu era muito grande para caber razoavelmente nele. Uma estrada esburacada de repente apresentaria meu crânio ao forro do teto.
  • Ele bebia óleo na proporção de 1 litro a cada 1.000 milhas. A concessionária fez DUAS tentativas para consertar isso. Depois disso, engoliu um litro em cerca de 400 milhas. E jorrou gotículas de resíduos de exaustão ricos em óleo por toda a parte traseira do carro.

Image

Troquei este carro problemático pelo WRX que agora amo. Zero consumo de óleo em quase 54 mil milhas. :)

#21 ·
Eu honestamente adoro a aparência do prelude. Se ela tivesse um turbo e tração traseira... eu teria tido um.

#22 · (Edited)
Como eu disse... ainda suspiro agradavelmente quando vejo um. Absolutamente lindo.

Eu troquei aquela pistola de asfalto com o revendedor de quem comprei o WRX. Até hoje me pergunto o que aconteceu com aquele pobre Prelude por quem me apaixonei.

#23 ·
Eu simplesmente nunca entendi por que a Honda fez um carro tão bonito com tração dianteira e com um motor tão ruim.

#24 ·
Eu nunca entendi por que a Honda fez um carro tão bonito com tração dianteira e com um motor tão ruim.
Porco? :confused:

Além de ser uma maravilha sem torque, achei mais divertido quando ele pulou nos cames VTEC. Pré-VTEC foi um exercício de paciência esperando por algum impulso para frente.

A admissão era um ótimo criador de ruído. Soava muito bem e era bastante alto nas rotações mais altas. Eu entendo completamente por que os n00bs do WRX sempre perguntam sobre as admissões.

#25 ·
160 cv não é exatamente muita coisa para um motor... aquele carro parecia um carro esportivo. Ele deveria ter o desempenho de um também.

#26 · (Edited)
160 cv não é exatamente muita coisa para um motor... aquele carro parecia um carro esportivo. Ele deveria ter o desempenho de um também.
Na época da introdução da 5ª geração do Prelude (1997), 160 cv era muita potência. Meu Prelude 2000 original (ironicamente equipado com RE92s OEM) tinha um desempenho muito melhor do que o novo WRX 2004 com os mesmos pneus ruins. A potência foi aumentada para 200 depois da introdução. Não tenho certeza de que ano foi.

O WRX 2004 que comprei exigia molas mais rígidas, barras estabilizadoras mais grossas, um alinhamento de desempenho e pneus melhores para superar o Prelude original.

#28 ·
:rotfl::rotfl::rotfl::rotfl: Troquei meu GAylude pelo meu novo subie pela mesma razão. Ficou tão ruim que tive que parar a alguns quilômetros de distância para limpar antes de vendê-lo
Você também tinha uma pistola de pintura? Já vi alguns outros casos menores, mas nada como o que eu tive. O "conserto" do revendedor é que tornou tão ruim.

#29 ·
Tenho uma pergunta: A limpeza regular do motor e outras coisas ajudará a reduzir a ferrugem? Eu moro na área de Chicagoland, em Illinois, e eles usam muito sal nas estradas, então a ferrugem nos carros parece ser um grande problema por aqui. Eu ainda não tenho um WRX, mas pensei que também poderia perguntar, para estar preparado para a manutenção e afins, quando eu tiver um :)

#30 ·
Tenho uma pergunta: A limpeza regular do motor e outras coisas ajudará a reduzir a ferrugem? Eu moro na área de Chicagoland, em Illinois, e eles usam muito sal nas estradas, então a ferrugem nos carros parece ser um grande problema nessas áreas. Eu ainda não tenho um WRX, mas pensei que poderia perguntar, para que eu esteja preparado para a manutenção e afins, quando eu tiver um :)
Remover o sal reduzirá a ferrugem, então sim, eu acho que ajudaria. Vemos uma boa quantidade de sal de estrada no sudeste da Pensilvânia. O inverno passado foi um de muitos nevões incômodos - apenas o suficiente para as equipes de sal fazerem o seu trabalho.

#33 ·
Correto, e se quiser, pode esfregar o motor ou o corta-fogo (o que estiver sujo) com um pano ou uma escova e depois borrifar.

Depois, é realmente uma boa ideia levá-la para dar uma voltinha só para aquecer e queimar o excesso de água restante.

#35 ·
Sucesso! Funcionou como um encanto na maior parte do tempo. O compartimento do motor não está impecável, mas eu realmente não limpei nada, então isso provavelmente explica isso. Simple Green para a vitória!
Fico feliz que tenha funcionado para você. :) Você leu todo o primeiro post antes de tentar isso?

Acabei de fazer o meu na semana passada.

Image

#37 ·
i did, i went with the motorsports version over the original in the end. on a side note what alternator cover do you have? i like it haha
Eu fiz, acabei optando pela versão motorsports em vez da original. Numa nota lateral, que tampa do alternador você tem? Eu gosto haha
Não consegui encontrar a versão motorsports - onde você conseguiu?
WC Lathe Werks | Truly Unique Shift-Knobs, Proudly Hand-Crafted in The USA!
Eu vi online e tive que ter. O mais bonito que eu já vi.